Fotos de celular durantea cerimônia podem arruinar o momento

por Thaisa Dalmut

Depois de um casamento sonhado e planejado por meses e meses, as lembranças que ficam de todo o carinho, felicidade e, porque não dizer, trabalho árduo para ter aquela decoração dos sonhos, ficam registrados nas fotografias e vídeos. Para isso, os noivos pesquisam pelo profissional que mais vai fazer daquelas imagens inesquecíveis e investem seu dinheiro nele.

Na hora de ver aquelas belas fotos, com aquele cenário maravilhoso que a decoradora fez exatamente como os dois sonhavam, acontece isso:

E aquela cena linda da primeira dança? Isso:

Não seja esse cara.

E aquela foto linda com os sparklers importados? Isso.

Ou isso:

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em fotografar e postar do que realmente viver o momento. É cada vez mais comum vermos fotos de casamentos assim, onde todos os convidados estão com seus smartphones levantados na hora da cerimônia. Será que esse é o melhor modo de aproveitar esse momento? Em alguns casos os smatphones parecem até uma barreira separando a pessoa do que está acontecendo ali, na frente dela. Parecem um instrumento que elas precisam para poder ver! Muitos casais passaram a sugerir que seus convidados não utilizem seus telefones durante a cerimônia. Você concorda?

Em um mundo dominado pelas redes sociais e um sentimento de urgência para tornar tudo público, existem algumas importantes questões que os convidados devem considerar ao ligar sua câmera ou aparelho celular em um casamento:

1 –  Você vai prestar total atenção nesse momento único na vida de seus amigos queridos se estiver fotografando o tempo todo? Será respeitoso para com esse dia?

É muito importante para os noivos, que planejaram este dia não apenas para eles, mas para seus convidados, que estes estejam não apenas presentes fisicamente, mas também prestando atenção na cerimônia. Isso vale muito mais do que qualquer like.

2 – Os noivos querem que você tire fotos do seu ponto de vista?

Sim, alguns noivos podem gostar de ver as fotos de seus queridos convidados! No entanto, de maneira alguma essa foto pode atrapalhar o trabalho dos profissionais. Claro que existem meios de o convidado fazer sua foto discretamente e sem atrapalhar ninguém. No entanto, JAMAIS levante ou coloque o braço no meio do caminho, e principalmente: na frente dos fotógrafos. 

3 – Os noivos desejam que as fotos do seu casamento sejam divulgadas/publicadas antes deles mesmos as verem?

Imagine que você casou, não viu nenhuma foto ainda, foi para a lua de mel e quando entra no seu facebook existem 367 fotos em que está marcado. Muitas delas sem qualidade e em ângulos que não te favorecem. Será mesmo que ia gostar? No entanto, se o casal disponibilizou uma hashtag do evento, significa que a publicação das fotos nas redes sociais está 100% liberada! Mas, o bom senso é sempre necessário.

Você não vê, mas o fotógrafo está lá, e você pode estar na frente dele.

Bom, o principal e preocupante problema de tirar fotos com celulares e, acredite, até mesmo iPads, é o grande risco de o convidado estar arruinando o vídeo ou a foto profissional. Os fotógrafos e videomakers tentam se esconder ao máximo para não atrapalhar aquele momento puro e lindo e, um convidado entra no meio do caminho! Não é de muito bom tom, certo?

O fotografo Rafael Fontana, nos dá sua opinião sobre o assunto:

“Acredito que seja muito mais legal para os convidados viverem aquele momento único e especial que é a cerimônia. Vejo que quando os convidados estão clicando com celulares ou tablet eles deixam de curtir esse momento. Sim, 80% dos fotógrafos e videomakers são prejudicados por alguns convidados, mas os mais prejudicados são o próprio casal”.

Devido a tantos problemas com os pseudo fotógrafos de casamento, muitos casais passaram a optar pelo unplugged wedding. Ou seja, eles pedem encarecidamente aos seus convidados a desligarem seus aparelhos celulares e câmeras e a estarem 100% com eles durante a cerimônia. Isso também já evita o tradicional problema do celular tocando durante os votos!

Uma maneira delicada e bonita de avisar os convidados são os quadros na entrada:

1 – Bem-Vindo ao nosso casamento desconectado. Nós te convidamos a estar completamente presente conosco durante a cerimônia. Por favor, desliguem os celulares e câmeras. Obrigada.

2 – Por favor, respeite esse momento íntimo por não publicar imagens nas mídias sociais. Obrigada.

1 – Tem um cara aqui tirando fotos… Nós pedimos pra ele vir. Então, por favor, não usem suas câmeras. A nossa cerimônia só precisa de uma. Obrigada!

Resumindo: Em todos os casos, quando autorizadas, as fotos de celular devem ser discretíssimas. Lembre também que alguns noivos querem ter privacidade, portanto, procure saber antecipadamente se pode ou não publicar fotos do evento nas redes sociais.

E se você é noiva, não deixe de aproveitar seu dia ao ficar controlando todos os convidados – isso é impossível. Confie em sua assessora, deixe claro como quer que seja em relação a fotos e redes sociais e relaxe!

Você também vai gostar